Revoluções Solares e Lunares

A técnica das Revoluções Solares, ou o “mapa do aniversário”, é a mais tradicional dos métodos de prognóstico. Os clássicos a consideravam mais importante que os trânsitos.

A Revolução Solar — ou Retorno Solar — é uma das mais importantes técnicas de previsão em astrologia, ao lado das progressões e dos trânsitos. Consiste na análise de um mapa levantado para o momento, a cada ano, em que o Sol alcança a longitude exata que ocupa no mapa de nascimento.

Este mapa permite a verificação de tendências e previsões para o período de doze meses. Para que um processo ou um acontecimento tenha chance de materializar-se, há que ser confirmado pela Revolução Solar.

O que vamos estudar

  • Por que o mapa do dia do aniversário pode ser utilizado para um ano inteiro? Como interpretar este mapa anual?
  • Como identificar as tendências comportamentais e a sucessão de acontecimentos em períodos diferentes do ano em questão?
  • Para onde devo calcular os mapas de retorno? Para a cidade em que nasci, para aquela onde vivo ou para o local onde efetivamente estou na data do aniversário?
  • Faz sentido passar o aniversário em outra cidade — ou outro país — para evitar configurações difíceis no mapa da Revolução Solar?

Velas de aniversário

Padrões de repetição nas Revoluções Solares

Uma característica surpreendente das Revoluções Solares é a maneira como se agrupam em sequências definidas, que se estendem por vários anos. Ao longo de vários retornos, os ângulos da carta são ocupados sempre por  signos da mesma quadruplicidade, formando um padrão de continuidade. Por isso, são especialmente importantes as Revoluções Solares que quebram o padrão, trazendo uma nova quadruplicidade para os ângulos.

Entender como este modelo funciona permite antever os anos-chave em que as energias do nativo estão sendo repolarizadas e direcionadas para novas perspectivas e realizações. Ao dominar os ciclos de quadruplicidades nas Revoluções, você passa a contar com uma ferramenta extremamente útil para o autoconhecimento ou para a orientação de seus clientes. Vamos entender este recurso em detalhes, com vários exemplos e exercícios.

Analisaremos também o fundamento da velha crença no “inferno astral” (existe mesmo?), assim como os “rituais de aniversário”, alguns deles com forte fundamento astrológico e mítico: o bolo, as velas, os balões de gás, os presentes, a festa… A análise destes detalhes ajuda a compreender a função do retorno solar e, consequentemente, seu papel como recurso de prognóstico.

O estudante pode, ainda, aprofundar conhecimentos usando seu próprio mapa ao longo do curso.

O curso é recomendado para quem deseja aprimorar-se no trabalho de consultoria individual, no autoconhecimento e previsão para si e para terceiros, assim como para entidades coletivas (empresas, instituições, países etc.). É melhor aproveitado por quem já domina conhecimentos astrológicos do Nível Fundamentos e já tem alguma experiência com outras técnicas preditivas, como Trânsitos.


O instrutor

Fernando FernandseFernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.


Este curso foi iniciado em 14/9/2021 e não está com inscrições abertas no momento

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a próxima turma.

Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!

Datas, metodologia e investimento

O curso ocorre forma totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, sempre às segundas-feiras: 12/9, 19/9, 26/9 e 3/10.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Início: Segunda, 12 de setembro

Investimento: R$ 369,00 – Clique no botão abaixo para pagar com cartão ou boleto.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.