Qual a dinâmica da conjunção Saturno-Netuno, que dominará a atenção de astrólogos de todo o mundo a partir de abril de 2025, até tornar-se exata em 2026? Veja aqui a live promovida pela Escola Astroletiva.
Na noite de 8 de janeiro a Escola Astroletiva promoveu uma live aberta que vale como introdução ao curso Vivendo Saturno-Netuno, que se inicia no dia 15 de janeiro. Aqui você pode assistir à gravação completa, dividida em dois vídeos.
Saturno-Netuno: dinâmica, mitos e formas geométricas
Na primeira parte do vídeo, Fernando Fernandse discute as profundas diferenças e também as inesperadas semelhanças na manifestação destes dois planetas. Em seguida, a relação entre Saturno/Cronos e Netuno/Poseidon na mitologia greco-romana. Contudo, o tópico mais original é a apresentação dos padrões geométricos traçados no zodíaco pela sucessão dos graus de ocorrência de cada conjunção ao longo do último milênio. Estes padrões revelam uma analogia entre a dinâmica do ciclo e dois aspectos considerados menores e de uso muito raro, mas extremamente esclarecedores da natureza deste encontro planetário. Para ilustrar, lembra-se o episódio mais dramático do ciclo anterior para os brasileiros: o confisco da poupança ocorrido no governo de Fernando Collor.
Um exemplo assustador: a ditadura estalinista na União Soviética
Na segunda parte do vídeo, explora-se um dos períodos mais tensos da História Contemporânea: a difícil história da União Soviética sob a ditadura de Stalin, cujos acontecimentos-chave estão em completa sincronia com os ciclos Saturno-Netuno iniciados em 1917 e 1953.
Na parte final desta live são discutidos diversos tópicos levantados pela plateia.
O curso Vivendo Saturno-Netuno se inicia em 15 de janeiro, totalmente online.