Astrologia e Cultura de Massa

Heróis e vilões da cultura de massa refletem, na sua temática, mitos imemoriais e os grandes ciclos coletivos de planetas exteriores.

Na antiguidade, os povos criavam seus deuses e mitos como expressão de uma forma particular de entender a realidade que os cercava. Através da mitologia clássica, por exemplo, entendemos muito da mentalidade e das lutas sociais na Grécia e em Roma.

Hoje, continuamos a reinventar nossa mitologia com outra roupagem. As modernas fábricas de mitos são o cinema, as histórias em quadrinhos, o show business, a TV e a publicidade.

Personagens de ficção antecipam tendências reais

Neste curso, abordamos a construção astrológica dos personagens na cultura de massa. Veremos como os heróis e vilões contemporâneos refletem, na sua temática, os grandes ciclos coletivos de planetas exteriores, desde o final do século XIX.

Depois, analisaremos alguns casos específicos, compreendendo como cada universo de personagens de ficção reitera, sempre e sempre, os mesmos moldes zodiacais e planetários.

Atravessaremos o mundo do Mágico de Oz, de Carlitos, de Hagar, o Horrível, de Jeannie é um Gênio, das vilãs de telenovelas brasileiras e dos personagens de Hanna-Barbera.

E vamos descobrir que tudo isso tem um objetivo muito prático: o imaginário sempre antecipa a realidade, e a compreensão astrológica dos personagens surgidos no início de cada ciclo permite compreender as tendências políticas e sociais que ganharão forma nos anos subsequentes.

Painel cultura de massa
Em Astrologia e Cultura de Massa você vai entender que o sucesso de alguns personagens tem a ver com a atualização de arquétipos imemoriais. Como Nazaré Tedesco, a arquivilã da telenovela brasileira, que atualiza o sentido de Saturno em Câncer. Ou como Charlie Brown e Snoopy, que trazem à tona o sentimento de desadaptação de Netuno em Libra.

Como os personagens são bem conhecidos, teremos farto material para exemplificações e exercícios práticos.

Este curso é recomendado para: estudiosos de mitologia e cultura de massa; educadores, pais ou astrólogos que lidam com a educação de crianças e adolescentes. Astrólogos interessados nas aplicações comportamentais da Astrologia.

Em algumas tópicos utilizam-se conhecimentos de trânsitos, progressões secundárias e sinastria, mas o curso pode ser acompanhado com facilidade por quem tenha um conhecimento básico de planetas, signos, casas e aspectos.


Este curso não está com inscrições abertas no momento

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a nova turma.

Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!