Um curso para professores de Astrologia: design instrucional e tecnologias educacionais para tornar o ensino a distância mais efetivo.
O objetivo deste curso é propor métodos e tecnologias para o planejamento, desenvolvimento e execução de projetos educacionais em EAD (educação a distância). Destina-se a astrólogos profissionais ou em vias de profissionalização, que pretendam atuar na formação de novos astrólogos em ambiente online.
O início da pandemia, em 2020, obrigou a comunidade astrológica a migrar dos cursos presenciais para a educação a distância — EAD. Contudo, esta migração não passa apenas pelo domínio de algumas ferramentas de videoconferência ou de edição de vídeo. Muito mais do que uma mudança de meio, exige uma mudança completa de metodologia, planejamento e atitude.
Qual a diferença entre produzir conteúdo astrológico e desenvolver competências de consultoria? É possível avaliar um estudante a distância com segurança? Videoaulas e videoconferências têm exatamente o mesmo impacto sobre o estudante?
Precisou pensar duas para dar resposta a estas questões? Então, este é o curso certo para você.
O que vamos trabalhar?
1 – Uma rápida visão das grandes linhas da filosofia da educação
- Antecedentes: Rousseau, Pestalozzi, Construtivismo Social, Nova Escola, Paulo Freire, Ivan Illich, Marcuse etc.
- Andragogia: uma educação voltada para adultos.
- O e-learning: do behaviorismo e da educação militar ao design instrucional contemporâneo – EAD fechada, aberta e mista.
2 – O processo de planejamento de um projeto educacional
- A definição do público-alvo
- A definição dos objetivos instrucionais
- A escolha da metodologia
- Dando resposta a algumas perguntas essenciais:
- Carga horária?
- Periodicidade?
- Como será feita a avaliação da aprendizagem?
- Quais serão os indicadores para a avaliação da qualidade do processo?
- Como funcionará a tutoria?
- Que recursos e ferramentas serão utilizados no curso?
3 – A divisão de trabalho numa empresa de EAD versus a vida solitária de um solopreneur
Os papéis no fluxo de produção: o conteudista, o designer instrucional, o ilustrador, o departamento de marketing, a equipe de vendas, o instrutor online, o tutor, o pessoal do suporte…
–Peraí: você é astrólogo? Vá se preparando para acumular todos esses papéis!…
–Socorro, não quero fazer tudo sozinho!
–Ok, para isso vamos ver algumas alternativas de terceirização inteligente!
4 – Tópicos específicos
- As diferentes dinâmicas: aulas presenciais transmitidas ao vivo, videoconferências, videoaulas pré-gravadas – o espaço de cada uma.
- A viabilidade econômica das escolas de Astrologia:
- Fatores de custo fixo e de custo variável
- Cálculo de rentabilidade de um curso online
5 – A escolha das ferramentas tecnológicas
- Escolha de câmera, microfone e equipamentos de iluminação.
- Serviços de streaming de áudio e vídeo: Youtube, Vimeo, SoundCloud etc.
- Escolha de um LMS (plataforma de ensino a distância): prós e contras de opções SaaS (Software as a Service), marketplaces e hospedagem própria de plataforma.
- Ferramentas de autoria (criação de conteúdos) para apresentações online, edição rápida de vídeos e produção de quizzes: o padrão SCORM, os LMS com sistemas proprietários, o iSpring, o Genially etc.
6 – Mãos à obra! Vamos fazer um projeto?
Por que fazer este curso comigo? Fernando Fernandse responde.
Provavelmente você me conhece como astrólogo, mas antes de chegar à Astrologia passei pelo jornalismo, pelo magistério (do ensino médio a cursos de pós-graduação) e por uma carreira no setor corporativo, onde atuei, entre outras áreas, no planejamento de concursos públicos e em projetos de gestão por competências.
A educação a distância começou no Brasil de forma ainda tímida, no final dos anos 90. Dadas as limitações tecnológicas, eram raros os cursos na forma de vídeos. Foi nesta época pré-histórica que abri a Escola Astroletiva (1999), primeira experiência de formação a distância em Astrologia no país.
Como pioneiro, tive de aprender por tentativa e erro. Na medida em que a tecnologia ficava cada vez mais complexa, senti a necessidade de fazer diversos cursos e certificações, o que incluiu uma formação acadêmica específica na área de EAD. Hoje posso compartilhar com você um bom conhecimento de ferramentas de criação, além de uma larga experiência profissional em planejamento educacional, tanto na esfera acadêmica quanto no mercado corporativo. E então? Vamos lá?
Este curso não está com inscrições abertas no momento
Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a próxima turma.
Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!
Datas, metodologia e investimento
O curso é totalmente online e inclui:
- Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, dias 9/2, 16/2 e 23/2 (quartas-feiras) e 7/3 (segunda-feira), das 19h30 às 21h30.
- Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
- Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas, exercícios e fórum de discussão.
- Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
- Avaliação final e emissão de Certificado.
Datas: 9 de fevereiro a 7 de março de 2022.
Investimento: R$ 389,00 – via Pagseguro (boleto ou cartão). Para fazer sua inscrição, clique no botão abaixo: