Asteroides e Pontos Obscuros

Um curso para lançar luz sobre os asteroides e os pontos obscuros — fatores de interpretação que vão muito além dos dez planetas convencionais.

Novos fatores de interpretação para novas necessidades humanas

O mundo de até 300 anos atrás era bem mais fácil de entender. Assim também com a Astrologia, ainda baseada nos sete planetas visíveis e nos esquemas de interpretação herdados da Idade Média.

Dá para enfrentar as complexas necessidades de hoje com o mesmo arsenal de técnicas que os astrólogos medievais usavam para atender ao rei?

Vieram a Revolução Industrial, a cultura de massa, o Dr. Freud, duas Guerras Mundiais, a psicologia de Jung, a corrida espacial, a globalização, a internet, a angústia e o vazio existencial da modernidade. Será que os problemas do homem contemporâneo cabem todos naquele céu mais simples, do tempo de Morin de Villefranche?

Pontos obscuros do mapa. Obscuros para quem não quer ver.

O céu astrológico não é uma realidade imutável. As grandes transformações sociais coincidem com novas descobertas de corpos celestes e com a ampliação dos horizontes do Sistema Solar. Foi assim desde a descoberta de Urano, que ocorreu em sincronia com as Revoluções Industrial e Francesa.

Parte da Fortuna, Lilith, Ceres, Vesta, Vesta, Quíron, Nodos Lunares, Éris e os demais planetas anões só são fatores obscuros se deixarmos que sejam. Conhecê-los é um caminho para enriquecer a interpretação. É preciso entender para usar na justa medida.

E os corpos celestes de descoberta mais recente, a que necessidades corresponderão? Como integrá-los na análise? Que peso dar a cada um desses fatores? Estas são as questões que estruturam o curso.

Pontos obscuros com tempero lunar

Alguns fatores de interpretação têm um comum o vínculo com a Lua: os Nodos Lunares, Parte da Fortuna e Lilith. É exatamente por eles que vamos começar. Fortuna e Nodos têm séculos de uso, mas continuam gerando confusão.

Asteroides: hora de falar de Ceres, Palas e Quíron

Templo de Vesta
Uma representação do Templo de Vesta, pelo pintor Constantin Hölscher (1902).

Existem mais de 90 mil asteroides classificados, mas são pouquíssimos os de interesse astrológico. Vamos torná-los visíveis e úteis? E o que dizer de Quíron, descoberto há 46 anos e tão mal compreendido?

O excêntrico charme dos planetas anões

Desde 2006 a Astronomia passou a adotar a classificação de planetas anões para uma classe de corpos celestes além de Netuno. Você já conhece Plutão, mas precisa conhecer também Éris, Sedna e outros vizinhos. Eles não estão aí a passeio.

O instrutor

Fernando FernandseFernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.


Início da próxima turma: 21 de junho. 

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a nova turma.

Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!

Datas e metodologia

O curso se inicia em 21 de junho de 2023 de forma totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, sempre às quartas-feiras: 12/5, 19/5, 26/5 e 2/6.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas, exercícios e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Abertura de inscrições: 27 de abril de 2021

Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta.

Datas, metodologia e investimento

O curso se inicia em 21 de junho de 2023 de forma totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, nas quartas-feiras, 21/6, 28/6 e 5/7, e na sexta-feira, 7/7.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas, exercícios e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses (prorrogáveis) a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Duração: 21 de junho a 7 de julho.

Investimento: R$ 389,00 – clique no botão abaixo para pagar com cartão ou boleto.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.