O uso da mitologia na consulta astrológica

O uso de mitos pode ser um poderoso instrumento auxiliar na consulta astrológica. Vamos compreendê-los astrologicamente e vê-los em ação no mapa de pessoas reais.

O uso de mitos pode ser um poderoso instrumento auxiliar na consulta astrológica. Através dos exemplos extraídos das narrativas greco-romanas, dos contos de fada ou das lendas populares,  é possível levar o cliente a perceber comportamentos e situações dos quais muitas vezes ainda não tomou consciência. Isto porque os arquétipos que estão na base das narrativas míticas estão presentes o tempo todo em nossa vivência pessoal. Os deuses do Olimpo, os contos de fadas e as histórias que povoam o imaginário da humanidade há décadas não estão aí por acaso: cumprem uma função simbólica importante, que pode ser usada no processo de atendimento.

Neste curso, vamos analisar alguns mitos, arcaicos e contemporâneos, compreendê-los em seu significado astrológico e contextualizá-los em mapas de pessoas reais.

O que iremos estudar

O curso é composto por quatro temas principais:

A castração de Urano e os arranha-céus do mundo industrial

No mito grego, Cronos castra Urano para eliminar o abuso e instaurar a ordem, mas acaba inaugurando um longo período de caos e violência.

O mito de Urano ajuda a compreender os embates do mundo contemporâneo, especialmente em tempos de crise, quando forças irracionais investem contra as bases da civilização e governos autocráticos devoram seus próprios filhos.

Peter Pan e as novas Terras do Nunca

Numa história de 1904, um dramaturgo escocês dá nova roupagem ao antiquíssimo mito da criança eterna. A partir da história do menino que não queria crescer, podemos lançar nova luz sobre as funções de Lua e Saturno, assim como sobre uma das fantasias mais perversas da cultura de massa: a busca da eterna adolescência.

MedusaMedusa: do mito grego à barbárie dos estupros coletivos

Na Grécia, o mito da Medusa remete ao reordenamento do papel das divindades femininas quando da implantação de uma nova ordem, aristocrática, guerreira e masculina. Longe de ter perdido a força, este mito atualiza-se nos dias de hoje de maneira dramática, contribuindo para a compreensão de relações de gênero baseadas na desigualdade e na violência.

Cinderela e a menopausa da Terra

Cinderela é um antiquíssimo conto de fadas, comum a várias culturas. Como toda narrativa mítica, Cinderela comporta várias leituras, desde a psicológica (a mais conhecida) até as interpretações na esfera política, biológica e ambiental. Do encontro entre os princípios solar e lunar, criam-se os fundamentos da vida social e funda-se a civilização.

O instrutor

Fernando FernandseFernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.


Início da próxima turma: já em andamento, próxima turma em 2022.

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva toda a programação de cursos de 2021.

Quer receber em primeira mão o lembrete de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta.

Datas, metodologia e investimento

O curso ocorre forma totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, sempre às terças-feiras: 6/7, 13/7, 20/7 e 27/7.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Início: Terça, 6 de julho

Investimento: R$ 369,00 – Clique no botão abaixo para pagar com cartão ou boleto.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.