Lembrando Rousseau, Pestalozzi e Malcolm Knowles

O que Jean Jacques Rousseau (1712-1778), Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Malcolm Knowles (1913-1997) têm a ver com o ensino de Astrologia?

À primeira vista, quase nada. Todavia, este três educadores são referências essenciais para a metodologia de ensino da Escola Astroletiva.

Rousseau acreditava que a educação tradicional, baseada no conformismo e na introjeção de conteúdos (como se a mente do estudante fosse uma folha em branco), resultava na repressão da espontaneidade e corrompia o homem, tirando-lhe a autonomia. Seria preciso “educá-lo de acordo com a Natureza, estimulando os sentidos e a reflexão racional, com vistas à liberdade e à capacidade de julgar”.

Pestalozzi aprofundou Rousseau, criando escolas em que se praticava verdadeiramente uma educação integral. Em vez de reduzir a criança a um papel passivo, estimulava-lhe a criatividade e a iniciativa. Apresentava problemas reais e criava um ambiente propício à descoberta, à experimentação e à troca. Era o aprender fazendo, e não apenas no aspecto cognitivo: tal como Rousseau, entendia que o ser humano tinha a predisposição ao Bem, e que o aspecto ético – o que fazer com o conhecimento – era tão importante quanto o conhecimento em si.

Já a contribuição de Malcolm Knowles se deu especificamente no campo da educação de adultos, que, segundo ele, não precisam de conteúdos prontos, e sim de ferramentas para resolver problemas e equacionar desafios, pois já chegam à sala de aula com uma bagagem vivencial que não pode ser desprezada. A Andragogia de Knowles é uma versão contemporânea do aprender fazendo de Pestalozzi, mas levando em conta a trajetória pré-existente e recusando a infantilização.

Entendo que o estudante que cai de cabeça na Astrologia tem também a necessidade de construir uma visão de mundo mais íntegra e articulada. O boom da Astrologia a partir da segunda metade do século XX tem muito a ver com o mesmo movimento que também criou a consciência ambiental, as técnicas integrativas de saúde e o resgate da consciência ética. Não há como ensinar Astrologia deixando de lado estas conexões. Por isto, referências como Rousseau, Pestalozzi e Malcolm Knowles continuam sendo essenciais.