O uso de mitos pode ser um poderoso instrumento auxiliar na consulta astrológica. Vamos compreendê-los astrologicamente e vê-los em ação no mapa de pessoas reais.
O uso de mitos pode ser um poderoso instrumento auxiliar na consulta astrológica. Através dos exemplos extraídos das narrativas greco-romanas, dos contos de fada ou das lendas populares, é possível levar o cliente a perceber comportamentos e situações dos quais muitas vezes ainda não tomou consciência. Isto porque os arquétipos que estão na base das narrativas míticas estão presentes o tempo todo em nossa vivência pessoal. Os deuses do Olimpo, os contos de fadas e as histórias que povoam o imaginário da humanidade há décadas não estão aí por acaso: cumprem uma função simbólica importante, que pode ser usada no processo de atendimento.
Neste curso, vamos analisar alguns mitos, arcaicos e contemporâneos, compreendê-los em seu significado astrológico e contextualizá-los em mapas de pessoas reais.
O que iremos estudar
O curso é composto por quatro temas principais:
A castração de Urano e os arranha-céus do mundo industrial
No mito grego, Cronos castra Urano para eliminar o abuso e instaurar a ordem, mas acaba inaugurando um longo período de caos e violência.
O mito de Urano ajuda a compreender alguns estereótipos do machismo, dramas da tirania doméstica e os embates do mundo contemporâneo, especialmente em tempos de crise, quando forças irracionais investem contra as bases da civilização e governos autocráticos devoram seus próprios filhos.
Peter Pan e as novas Terras do Nunca
Numa história de 1904, um dramaturgo escocês dá nova roupagem ao antiquíssimo mito da criança eterna. A partir da história do menino que não queria crescer, podemos lançar nova luz sobre as funções de Lua e Saturno, assim como sobre uma das fantasias mais perversas da cultura de massa: a busca da eterna adolescência.
Medusa: do mito grego à barbárie dos estupros coletivos
Na Grécia, o mito da Medusa remete ao reordenamento do papel das divindades femininas quando da implantação de uma nova ordem, aristocrática, guerreira e masculina. Longe de ter perdido a força, este mito atualiza-se nos dias de hoje de maneira dramática, contribuindo para a compreensão de relações de gênero baseadas na desigualdade e na violência.
Cinderela e a menopausa da Terra
Cinderela é um antiquíssimo conto de fadas, comum a várias culturas. Como toda narrativa mítica, Cinderela comporta várias leituras, desde a psicológica (a mais conhecida) até as interpretações na esfera política, biológica e ambiental. Do encontro entre os princípios solar e lunar, criam-se os fundamentos da vida social e funda-se a civilização.
O instrutor
Fernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.
Início da próxima turma: 12 de junho (inscrições abertas em breve).
Veja no Calendário de cursos de Astroletiva toda a programação de cursos de 2023.
Quer receber em primeira mão o lembrete de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta.
Datas, metodologia e investimento
O curso ocorre forma totalmente online e inclui:
- Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, sempre às segundas-feiras: 12/6, 19/6, 26/6 e 3/7.
- Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
- Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas e fórum de discussão.
- Acesso ao ambiente virtual por cinco meses (prorrogáveis) a contar da data de início.
- Avaliação final e emissão de Certificado.
Início: Segunda, 12 de junho
Investimento: R$ 369,00 – Clique no botão abaixo para pagar com cartão ou boleto.
Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.