Direções Primárias e Arcos Solares

O resgate de duas técnicas de previsão que faziam parte da caixa de ferramentas de qualquer astrólogo do Renascimento.

Primárias, uma vida em seis horas

Durante toda a Idade Média e início da Idade Moderna, as Direções Primárias constituíram a principal técnica de previsão à disposição dos astrólogos. Nela, o deslocamento aparente da esfera celeste nas primeiras seis horas após o nascimento permite levantar previsões para uma vida inteira. Contudo, a popularização de efemérides impressas a partir do século XV facilitou o surgimento das Progressões Secundárias e dos Arcos Solares, de cálculo infinitamente mais simples.

Pouco a pouco as Primárias foram relegadas ao esquecimento. Contudo, nas últimas décadas o desenvolvimento dos softwares de cálculo astrológico e a renovação do interesse pelas técnicas medievais trouxeram as Primárias de volta para o primeiro plano.

Arcos Solares, simples e precisos

Os Arcos Solares nunca chegaram a sair completamente de moda, mas sua utilidade tende a ser subestimada. E não deveria ser assim, pois trata-se de uma técnica simples mas de impressionante utilidade, inclusive para a verificação de eventos objetivos na vida do nativo.

Direções Primárias e Arcos Solares, quando associados às Progressões Secundárias, formam um poderoso trio de ferramentas de análise da trajetória de vida. Neste curso vamos vê-las em ação, aplicadas a mapas de personalidades contemporâneas.

Direções Primárias século XV

O que vamos estudar

  • Direções por Arco Solar: a simplicidade do cálculo
  • Arco Solar Verdadeiro, Arco de Naibod e Direções Simbólicas
  • Como aplicar Arcos Solares na prática: o que realmente importa
  • O conceito de Primum Mobile e o princípio das Direções Primárias
  • Comparando Direções Primárias, Arcos Solares e Progressões
  • Uma vida inteira em seis horas?
  • Entendendo Promissores e Significadores
  • Direções Mundanas e Zodiacais
  • Estudo de caso de Direções Primárias

O instrutor

Fernando FernandseFernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.

Este curso não está com inscrições abertas no momento

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a nova turma.

A mais recente turma deste curso ocorreu em junho/julho de 2022. Próxima turma: 2023. Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!

Datas e metodologia

O curso se inicia em 21 de junho de 2022 de forma totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, das 19h30 às 21h30, às terças-feiras: 21/6, 28/6 e 5/7, e na sexta-feira, 1º/7.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas, exercícios e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Investimento: R$ 369,00 — via Pagseguro (boleto ou cartão).

Clique no botão abaixo para fazer sua inscrição:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.