Interpretação, Método e Prática

Depois de dominar o significado de planetas, signos, casas e aspectos, é preciso organizar e dar sentido a tantas informações. Chegou a hora de interpretar.


A Astrologia é uma linguagem. Planetas, signos, elementos e casas são as peças desta construção, tão essenciais quanto as letras do alfabeto. Mas, para organizarmos tudo isso num discurso que dê sentido ao mapa, é necessário conhecer também os princípios de interpretação, que são a verdadeira gramática da Astrologia. É com eles que saímos do nível da análise e chegamos ao patamar da interpretação.

Este curso apresenta a abordagem de interpretação que parte do particular para o geral, da análise de cada fator isolado para sua síntese. Vamos destrinchar e trazer para o contexto moderno alguns conceitos clássicos que são essenciais para dar precisão e especificidade à abordagem da carta. Uma referência importante aqui são as chamadas regras de Morin.

Morin, o astrólogo do método

Jean Baptiste Morin foi um erudito francês do século XVII. Além de astrólogo, era também matemático, filósofo e médico. Vivendo num período marcado por forte racionalismo e cientificismo, Morin tomou a si a tarefa de dar à Astrologia uma base mais lógica e racional, revisando, sistematizando e justificando as regras de interpretação que circulavam pela Europa desde a Idade Média.

Neste esforço, Morin “limpou” a Astrologia de algumas superstições sem sustentação e deixou um arcabouço bastante claro, que foi retomado por alguns dos melhores astrólogos do século XX.

Astrologia Clássica
Durante muito tempo, este curso chamou-se Interpretação, Método Clássico.

Neste curso você irá familiarizar-se com alguns conceitos de Astrologia Clássica que continuam utilíssimos e não podem ser esquecidos, tais como a diferença entre Esfera Celeste e Esfera Mundana, o uso de significadores essenciais e acidentais, que representam a própria chave para interpretações mais precisas. Não é um curso de Astrologia Clássica no sentido histórico, mas sim um curso que traz o essencial dos clássicos para o enriquecimento da Astrologia Contemporânea.

A obra de Morin foi injustamente esquecida nos séculos XVIII e XIX, um período em que a Astrologia, de forma geral, passou por um período de decadência. Jean Hieroz, astrólogo e engenheiro naval francês da primeira metade do século XX, foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do interesse por Morin, ao traduzir do latim para o francês sua autobiografia astrológica sob o título Ma vie devant les astres. Mesmo de forma fragmentária, seu estudo constitui-se num passo essencial para os que querem dominar a Astrologia não apenas como uma semântica dos astros, mas também como uma gramática rigorosa capaz de permitir previsões precisas.

O que você vai estudar

  • Esfera Celeste e Esfera Mundana.
  • Planetas “benéficos” e “maléficos” na visão medieval.
  • Significadores essenciais e acidentais.
  • Dignidades planetárias: regências, exaltações, exílios e quedas.
  • A Teoria das Determinações, ou a sintaxe da interpretação.
  • Prática: aplicando os conceitos a mapas contemporâneos.

Requisitos

Interpretação, Método e Prática é o primeiro curso do Nível Interpretação do currículo de Astroletiva. É recomendado para estudantes com domínio de conceitos fundamentais (signos, elementos, planetas, casas e aspectos) ou para profissionais em busca de reciclagem e aperfeiçoamento. Não é indicado para leigos sem contato anterior com a Astrologia.

O instrutor

Fernando FernandseFernando Fernandse é astrólogo, editor do site Constelar e fundador da Escola Astroletiva. Professor de Astrologia há 35 anos, utiliza uma metodologia dinâmica, coparticipativa e voltada para o desenvolvimento de competências práticas.


Este curso não está com inscrições abertas no momento

Veja no Calendário de cursos de Astroletiva a data prevista para a próxima turma.

Quer receber em primeira mão o aviso de abertura de inscrições? Deixe seu email aqui, na Lista de Alerta. E mais: se houver uma procura significativa, Astroletiva pode antecipar a próxima turma!

Datas, metodologia e investimento

O curso é totalmente online e inclui:

  • Quatro videoconferências por aplicativo Zoom, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30.
  • Acesso às gravações em vídeo, disponíveis no ambiente do curso um a dois dias após cada aula.
  • Extenso material didático: um inteiro website em plataforma Moodle, com textos, imagens, arquivos PDF, mapas, exercícios e fórum de discussão.
  • Acesso ao ambiente virtual por cinco meses a contar da data de início.
  • Avaliação final e emissão de Certificado.

Datas: 22 de setembro a 13 de outubro.

Investimento: R$ 259,00 – via Pagseguro (boleto ou cartão).

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Se você vive em outro país, utilize o formulário de contato para solicitar a emissão de cobrança em dólares ou euros, via PayPal.